SpritesMods embarca linux em radio-relógio de 15 anos atrás

SpritesMods embarca linux em radio-relógio de 15 anos atrás

O site SpritesMods anunciou uma modificação interessante: a modificação de um radio-relógio de 15 anos de idade, adicionando novas funções à algo com aparência retro.

Eles explicam que o radio está com eles esse tempo todo, mas para algo tão antigo, ele não possui as funcionalidades compatíveis com o dia a dia, como radio digital, suporte à múltiplos alarmes e configurações de estética. Ainda segundo o site, eles poderiam muito bem utilizar um iphone para tal função, mas o radio-relógio sempre esteve ali, e é uma parte de nossas vidas que não pode ser esquecida.

Para a modificação foi utilizada a placa Carambola, uma placa de desenvolvimento, ótima substituta ao Raspiberry Pi, num custo de 22,00 Euros. O hardware não é tão potente quanto, sendo 300Mhz de processamento, 32Mb de memória RAM, mas ja com wireless integrado, o que tornou perfeito para tal personalização. Esta placa roda linux embarcado, como o OpenWRT, que é leve, pequeno e com ótimo aproveitamento de hardware.

Tela OLED dando boot no OpenWRT

Foi prototipada uma placa que encaixasse perfeitamente ao chassis do radio-relógio, e que pudesse ser compatível com o Carambola fazendo-a assim, uma espécie de shield da placa protipada. Para o display, foi utilizada uma tela 288x48 OLED monocromática, substituindo o antigo painel de LED.

Tela 288x48 OLED

Abaixo um vídeo deixado com o funcionamento do relógio, que vale a pena a assistir

Este é um ótimo exemplo do que podemos fazer para melhorar nossas coisas, como reaproveitar nossos eletrônicos, melhorar nossos conhecimentos e fazer parte da internet das coisas.

Fonte: http://spritesmods.com/?art=clockradio

Comentários