AVR Proto - Programe chips AVR na protoboard por ICSP, de modo fácil e descomplicado

AVR Proto - Programe chips AVR na protoboard por ICSP, de modo fácil e descomplicado

Assim como programar PIC, os chips AVR também passam a ser uma complicação se não houver o conhecimento adequado. Isso não significa que é algo absurdamente compilado, mas sim que o Arduino nos deixou um pouco preguiçoso para saber como as coisas funcionam.

Quem utiliza o arduino para projetos reais, sabe que é inviavel deixar uma bela placa dessas rodando, por exemplo, para acender uma luz. Dai começa os standalones ou derivados. Mas dai você começa a pensar, por que utilizar todo o chip para utilizar uma ou 2 portas? E dai começa a vir o interesse pela programação AVR, deixando o arduino de lado.

O problema em programar o AVR é a montagem na protoboard. Monta-lo com o cristal, capacitores e outros é facil. Mas quando você começar a ligar os jumpers para programação ICSP (ou ISP), ve que começa a faltar espaço para mais jumpers para a aplicação.

Pensando nisso, com base no projeto ArrDrowHo!, foi desenvolvido por nós uma placa que pode ajudar nessa tarefa. A placa é extremamente simples, de uma face, com componentes muito fáceis de encontrar. Ela basicamente deixa os pinos ICSP prontos para conexão, e já possui a oscilação necessária.

O esquema também é bem simples

Está disponibilizado os arquivos Eagle no final do artigo.

Abaixo algumas fotos do projeto:

Arquivos Eagle podem ser baixados aqui AVR_ICSP_PROTO.zip

Sugestões para melhorar a placa? Comente aqui! Comunidade se faz com contribuição!

Comentários