Ligando o computador remotamente utilizando WOL e um Arduino

Ligando o computador remotamente utilizando WOL e um Arduino

Se você não vive em um mundo paralelo, onde você não tem free-energy em abundancia, você provavelmente se preocupa com o consumo de energia. Atualmente utilizar aplicativos de assistência remota para obter alguma informação do seu computador da empresa ou de casa é uma ação rotineira. Utilizando o Arduino e um shield ethernet, Josh Forwood desenvolveu um sistema muito simples, chamado de Power-On-PC from anywhere device.

Após tudo conectado, o sistema utiliza o WOL (Wake-on-LAN) para acorda-lo. Quase todas as placas possuem este recurso, desde as mais antigas quanto as mais novas, porem, também seria possível utilizar um pino no Arduino para tal efeito, ligando diretamente à placa mãe.

O projeto citado conta também com a possibilidade de ligar vários computadores da rede. O site hospedado no Arduino possui um registro de senhas e computadores da rede, assim, cada um pode ligar o seu computador, utilizando uma senha.

Alem do fato de mostrar o por que ser um servidor low-power, também é possível saber quando o computador ja está ativo. Utilizando um banco de dados, cada dispositivo (desktop e Arduino) grava o timestamp da ação, comparando-os para saber se o computador está ativo e pronto para ser utilizado.

Confira mais do projeto no link e no vídeo abaixo

fonte: http://hackaday.io/project/3660-power-on-pc-from-anywhere

Comentários