A evolução tecnológica da internet das coisas e o projeto And Or

A evolução tecnológica da internet das coisas e o projeto And Or

O termo internet das coisas ganhou força, e virou uma febre entre os curiosos. Atualmente, já estuda-se integrar este modo de pensar nas escolas, nos cursos superiores e até em centros comunitários, assim como projeto Code.org, que ensinam crianças à lógica de programar desde cedo.

Tudo interligado, gerando uma só base de comunicação mutua. A internet das coisas é uma realidade, que vem crescendo diariamente, e ajudando a modernização, desde pequenas plantações domésticas, até grandes edifícios comerciais.

A internet das coisas proporcionou um novo rumo da tecnologia e consequentemente da comunicação. Com ela, a inovação tecnológica tornou-se dinâmica e de fácil acesso. 

Qualquer coisa utilizada em nosso dia-a-dia, desde pequenos objetos em nossas casas, até grandes maquinas utilizadas em nossos empregos precisam estar em comunicação. Partindo deste principio, qualquer objeto precisa de uma identificação, seja ela um endereço IP, um código RFID ou qualquer outro meio que possa identificar aquele objeto na rede das coisas.

Sensores nos capacitará de identificarmos mudanças físicas destas coisas. Estes coletarão dados em tempo real, nos permitindo tomar decisões, com base nestes dados. Estas decisões podem ser momentâneas, de precisão ou até programadas.

Por fim, a facilidade de manuseio disso tudo, incluindo uma nova massa á estes recursos, possibilitam o estudo global das coisas. Este estudo viabiliza o amadurecimento de técnicas e avanço criativo, fazendo com que cada vez mais, menores objetos possam ser mais conectados á grande rede.

Em um exemplo prático, podemos ter cada coisa de nossa sala, interligada em uma unica rede. Podemos ter sensores de luminosidade, criando ambientes perfeitos para assistir um filme; podemos ter sensores de temperatura para controlar o clima de nossa sala; podemos saber se está de dia, ou de noite, para podermos fecharmos as cortinas; em fim, podemos controlar todas estas coisas, previamente programadas, ou com um controle remoto.

Tendo como base toda essa nova forma de pensar, o projeto And Or nasce para a difusão de conhecimento na área. Difundir não só o conhecimento sobre o funcionamento das coisas, mas difundindo também como ter acesso à criação das coisas. Propomos um método online (online, por enquanto) para pessoas comuns terem conhecimento suficiente para pensar sobre como interligar as coisas, criando e melhorando a internet das coisas.

Envie sua ideia, sugestão, critica ou apenas um olá, pois estamos com grandes planos, e queremos envolver todos nessa, para um lugar mais agradável, e com muita segurança.

Comentários